
QUÊNIA!
Quando vejo um queniano voando nas provas de fundo, fico curioso para saber um pouco mais sobre o seu país de origem, então resolvi pesquisar para compartilhar algumas curiosidades a respeito deste lugar. Oficialmente tem o nome de República do Quênia, abrangendo 581.309km2, localizado na África Oriental, tendo uma população 44,1 milhões de habitantes e sendo sua capital Nairobi, mas o nosso negócio é correr, então vamos aos planaltos às margens do Rift Valley, terras dos Kalenjin, uma das 42 tribos daquele país. A 340 km ao norte da capital Nairóbi fica Eldoret, morada de corredores famosos. Mas a 30 km de Eldoret, a 2.400 metros de altitude está Iten, a meca dos corredores, um pequeno vilarejo de 4 mil habitantes. De lá já saíram mais de 20 recordes mundiais.

E SEUS TREINOS?
Treinos básicos: corrida matutina, em jejum, que começa por volta das 6 horas e dura de 40 minutos a 1h10; ritmo moderado ou fraco. Após esse treino, tomam café da manhã, que consiste exclusivamente de tchai (chá com leite e muito açúcar). Após o tchai, na segunda-feira tem tiros em subida; na terça, treino de pista, em grupo, e muito forte. Descanso na quarta. Fartlek (1 minuto fraco x 1 minuto forte) em grupo na quinta. Subida contínua de 1 hora na sexta e longão no sábado. Após o segundo treino, almoço e cama. O descanso é fundamental para o treino desses atletas. À tarde, outro treino leve, algumas vezes substituído por exercícios para melhorar a forma de correr e alguns alongamentos. Domingo alguns treinam leve à tarde.

FENÔMENOS!
Sei que há diversas pesquisas minuciosas para se descobrir o que os quenianos tem de diferente fisiologicamente ou estudos sobre os treinamentos na altitude de Iten, mas prefiro encarar como um fenômeno, pois os caras fazem dietas totalmente diferentes de que os nutricionistas de esporte recomendam, suas planilhas de treinos não existem nada de extraordinário, na Bolívia existem altitudes até maiores que no Quênia, mas não existe nem um boliviano renomado na corridas de fundo. Aqui no Brasil por onde passamos existem campos de futebol, mas no Quênia tudo eles fazem correndo, ir a escola, ir ao mercado, ir a igreja, tudo correndo, mas uma coisa temos em comum, ambos dos nossos esportes são com os pés, cada um tem habilidade de uma forma e assim nunca descobriram porque o Brasil é o pais do futebol, assim irá ficar o Quênia sendo o país dos corredores de fundo.

Fonte: Wikipédia, Revista Contra-Relógio
Comments