Gostaria de compartilhar os conhecimentos que venho adquirindo na vida acadêmica de Educação Física. Então decidi explicar de forma simples e humorada alguns termos que são usados de forma corriqueira no meio esportivo, que me parecem pouco esclarecidos. Começando hoje com a série animada de vídeos explicativos com: O que é Fisiologia?
O termo grego phýsis significa “tudo que existe” e logia significa “estudo”. De forma fidedigna a tradução é "estudo de tudo que existe", porém o campo fisiológico não estuda tudo o que existe, mas segundo Boer (2017, p. 2) estuda o funcionamento dos seres vivos, tanto animais quanto vegetais, e de seus tecidos e células. Já segundo Silverthorn (2017, p. 2) fisiologia é o estudo do funcionamento de um organismo normal e de suas partes, incluindo todos seus processos físicos e químicos.

Como vimos a fisiologia irá estudar o funcionamento de todos os seres vivos, mas iremos focar na fisiologia humana onde poderemos tirar exemplos de nossos próprios processos e funcionamentos. Simplificando ao máximo, a fisiologia humana irá estudar toda integração de um organismo, desde o funcionamento de uma célula até o funcionamento de um ser humano na íntegra, constituído de diversas ações químicas, físicas e mecânicas, utilizando-se dos conhecimentos obtidos para aprimorar técnicas, desenvolver novas e trazer benefícios para a sociedade.

De acordo com Boer (2017, p. 3)
Quando várias células idênticas se agrupam e desenvolvem a mesma função, diz-se que elas formam um tecido. Os tecidos dão origem aos órgãos e estes originam os sistemas. Os sistemas, trabalhando harmonicamente, dão origem ao organismo.
Para sobreviver, a célula necessita de um suprimento contínuo de água, oxigênio e nutrientes. Para isso, o corpo humano desenvolveu um sistema capaz de transformar os alimentos da natureza em moléculas absorvíveis e utilizáveis pelas células – o sistema gastrintestinal. Para fornecer o oxigênio, dispomos de um sistema funcional – o sistema respiratório – capaz de realizar as trocas gasosas, com múltiplas funções orgânicas. O ser humano é capaz de buscar os alimentos por vontade própria e com total liberdade de movimentos por meio do sistema locomotor (sistema muscular + sistema esquelético). É possível retirar rapidamente todas as impurezas que estejam circulando no corpo, assim como, a todo momento, milhões de células realizam o equilíbrio hidroeletrolítico (água e eletrólitos) – o sistema urinário. Há uma “máquina” que trabalha 24 h por dia durante toda a vida para fornecer a força de propulsão necessária à movimentação dos líquidos corporais – o coração. Esses líquidos são conduzidos por uma rede extensa de túbulos, um verdadeiro labirinto, capaz de alcançar os mais de 100 trilhões de células: o sistema circulatório. É interessante notar que todas essas células podem se comunicar eficientemente, por meio de mensageiros químicos – os hormônios –, produtos do sistema endócrino.
Todas essas interações que dão origem a vida, são estudadas pela fisiologia, sempre buscando entender o estado estável (homeostase) do funcionamento do organismo. Estudo que transita nas viagens das interligações de nossos sistemas, observando minuciosas ações, desvendando detalhes inimagináveis da vida.
Referências:
BOER, Nilton. Fisiologia curso prático. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
SILVERTHORN, Dee. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
Comments